Notícias

Capacitação Profissional: Curso Bobath

A SORRI-BAURU, através de recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), está oferecendo à 18 Profissionais da Instituição o curso Bobath, que envolve as áreas de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. 

O curso, coordenado por Clarissa Byrro de Alcântara - Tratamento Neuroevolutivo BH, é reconhecido pela Associação Brasileira para Desenvolvimento e Divulgação de Tratamentos Neurofuncionais (ABDAN). O treinamento é intensivo envolvendo teoria e prática com crianças seguindo os princípios básicos desenvolvidos em Londres pelo casal Dr. Karel e Berta Bobath, cujo objetivo é o aperfeiçoamento clínico que avalia e trata as deficiências e limitações funcionais de crianças com Paralisia Cerebral que apresentam disfunções da postura e do movimento que levam a limitações em suas atividades funcionais. Essa abordagem foca na análise e tratamento de deficiências sensório-motoras e limitações funcionais, onde Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos podem atuar.

É uma das abordagens mais comumente utilizadas no acompanhamento de pacientes com déficit neurológico e oferece um modelo de referência durante as intervenções clínicas dos terapeutas da neuroreabilitação, reconhecendo a importância do tratamento interdisciplinar. 

A Diretora Executiva da SORRI-BAURU, Maria Elisabete Nardi, salienta que o conceito será aplicado nos atendimentos realizados às crianças atendidas pela Instituição, aumentando a qualidade e eficácia da Reabilitação.


Galeria de fotos



Capacitação Profissional: Curso Bobath