Notícias

SORRI-BAURU inaugura “Oficina de Beleza”

SORRI-BAURU inaugura “Oficina de Beleza”

O projeto “Oficina de Beleza” da SORRI-BAURU tem como objetivo “ promover a inserção e manutenção de pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho”.

 A SORRI-BAURU e Secretaria do Bem-Estar Social – SEBES mantém parceria desde 2012 com a finalidade de capacitar pessoas com deficiência e/ou vulnerabilidade social para o trabalho visando a sua autonomia e independência. Assim, outro parceiro o Instituto Cooperforte juntou-se à causa e adotou o projeto Oficina de Beleza.

Esse é o segundo patrocínio do Cooperforte para um projeto da SORRI-BAURU e possibilitou inclusive a aquisição de um container adaptado e ambientado como um salão de beleza, onde se desenvolverão as aulas práticas do curso “Auxiliar de Salão de Beleza”.

O curso, com carga horária de 180 horas, é voltado para um público alvo de pessoas com deficiências e/ou baixa renda. Aos 35 alunos, inscritos no curso, estão sendo ministradas aulas teóricas e práticas, além de orientações para o desenvolvimento pessoal e gerencial, comportamento, habilidades sociais e outros conceitos necessários ao mundo do trabalho.

Ao final da capacitação os alunos estarão aptos a se habilitarem a vagas de trabalho nos salões de beleza e ainda poderão empreender individualmente, na forma de trabalho autônomo. O módulo do curso chamado “pós colocação” prevê o acompanhamento dos novos profissionais por 90 dias no desempenho da função.

Diversos profissionais, entre os quais assistentes sociais, psicólogas, terapeutas ocupacionais e instrutores participam do processo, desde a avaliação funcional, adequações necessárias, aulas teórico-práticas, orientações, etc., buscando o resultado esperado, em especial para os alunos com deficiência, que é a melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento pessoal, das relações interpessoais, da inclusão social, da autodeterminação e do acesso aos direitos sociais.

No dia 22 de Junho, às 08h30min, na SORRI-BAURU houve a inauguração do local onde serão realizadas as aulas prática do projeto “Oficina de Beleza”. A cerimônia contou com autoridades locais, representantes do Instituto Cooperforte, da SEBES.

O projeto tem ainda o importante apoio das empresas Salvatore Cosméticos e Mary Kay, que estão doando produtos para tratamento e embelezamento de cabelos e maquiagem respectivamente.




SORRI-BAURU inaugura “Oficina de Beleza”