Notícias

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência! É uma data muito importante que a SORRI-BAURU faz questão de celebrar, pois é um dia de conscientização nacional e atenção à pessoa com deficiência na luta pelos seus direitos e inclusão na sociedade.

Esse marco foi criado por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, um grupo de mobilização social a favor dos direitos e causas das pessoas com deficiência, porém, a data só foi oficializada por lei em 14 de julho de 2005.

Desde então, Estados e Municípios vêm promovendo diversas ações e eventos para celebrar a ocasião, buscando promover a discussão sobre o tema. Segundo o IBGE (2010) mais de 45,6 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência. Isto representa 23,9% da população nacional.

Esta mobilização nacional é essencial para intensificar os esforços em prol dos direitos das pessoas com deficiência. A SORRI-BAURU direciona suas ações com base na missão: “A promoção dos direitos humanos, com ênfase nos direitos das pessoas com deficiência”.




Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência