Notícias

PRONAS promove qualificação dos profissionais da SORRI-BAURU

PRONAS promove qualificação dos profissionais da SORRI-BAURU

Durante todo o ano de 2017, os profissionais da SORRI-BAURU e da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência participaram de diversas capacitações por meio de projeto aprovado e financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - PRONAS/PCD.

O PRONAS é um programa de renúncia fiscal criado pelo Governo Federal na Lei Federal nº 12.715/12, regulamentada pelo Decreto nº 7.988/13, com o objetivo de incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da pessoa com deficiência, por meio do qual empresas e pessoas físicas destinam parte do Imposto de Renda devido.

Só este ano, foram concluídos 27 cursos com 428 participações, sendo 315 vagas disponibilizadas para profissionais da SORRI e 113 para profissionais que atuam na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, totalizando 733 horas de aprendizado em diversas áreas de atuação.

Em 2016, a SORRI-BAURU também havia sido contemplada por este financiamento, projeto que possibilitou que 115 profissionais do Centro de Reabilitação e 81 de outros pontos da Rede concluíssem mais de 1.600 horas de cursos e certificações.

“As capacitações e aprimoramentos são de extrema importância para a qualificação profissional, ampliação de conhecimentos, técnicas e métodos à equipe multidisciplinar. Quanto mais capacitados somos, maior a eficiência e qualidade dos serviços que podemos oferecer voltados à reabilitação. Sem o financiamento do PRONAS, não seria possível a qualificação de tantos profissionais.” Lilian Gomes Bernardi, terapeuta ocupacional e coordenadora da área na SORRI-BAURU.

Os cursos ministrados por especialistas de diferentes áreas foram realizados em vários lugares do Brasil, e os ensinamentos foram desde LIBRAS ao aprimoramento do método Bobath e Equoterapia, por exemplo.

"Com os aprendizados dos cursos proporcionados pelo programa PRONAS foi possível maior aprimoramento técnico, possibilitando melhoria na qualidade dos atendimentos nas diferentes clínicas de atuação, tendo como foco os objetivos específicos de cada área e ampliação da nossa visão global do indivíduo.” conta Janaina Senhorini, fisioterapeuta na SORRI-BAURU.

Tatiana Vialogo Cassab, fonoaudióloga na SORRI-BAURU, também ressalta os benefícios diretos aos atendidos na Instituição. “Nós, participantes dos cursos, e as pessoas que atendemos, só tivemos a ganhar. Nos atualizamos profissionalmente e passamos a fazer com que os programas que desenvolvemos hoje na SORRI-BAURU fossem, em grande parte, embasados nas teorias dos cursos que tivemos, um compilado de tudo o que conseguimos absorver e adaptarmos para a realidade dos nossos usuários.”

Juliane Sati Taira, fisioterapeuta na SORRI-BAURU, complementa: “Houve uma grande melhora na qualidade dos atendimentos em geral porque temos maior objetividade em avaliar e intervir na reabilitação do usuário, além de que todas as áreas que participam dessa reabilitação estão ainda mais integradas e alinhadas. Os cursos que fizemos têm custos altos, se não fosse o projeto, talvez muitos de nós não teríamos condições de fazer todos os que foram oportunizados. ”

A parceria com o PRONAS do Ministério da Saúde é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho realizado pela SORRI-BAURU e por tantas outras entidades do país contempladas pelo programa.

Nas fotos a seguir alguns momentos das capacitações.


Galeria de fotos



PRONAS promove qualificação dos profissionais da SORRI-BAURU