Emendas impositivas ajudaram a dobrar a quantidade de atendimentos para essa faixa etária
Graças a um investimento de R$ 927 mil, proveniente de emendas impositivas (propostas pelos vereadores José Roberto Segalla, Markinho Souza, Marcelo Afonso e Chiara Ranieri), a Sorri Bauru dobrou o número de atendimentos em intervenção precoce. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde, que destina os recursos e gerencia o encaminhamento das vagas, conseguiu zerar a fila de espera de bebês de 0 a 3 anos. No primeiro semestre de 2025, foram realizados 11.572 atendimentos para essa faixa etária, o dobro da média de anos anteriores.
“Não é apenas uma estatística, são centenas de famílias que agora têm acesso imediato a cuidados fundamentais para o desenvolvimento pleno de seus filhos”, comenta Evandro Ventrilho, presidente da Sorri Bauru.
A equipe transdisciplinar que atua nesses atendimentos promove a evolução integral de bebês que apresentam risco de atraso no desenvolvimento ou alguma deficiência já diagnosticada. Dessa forma, por meio de estratégias individualizadas, busca promover a aquisição de habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e de linguagem.
São muitas as demandas da Sorri Bauru, que mantém o Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência. Também por meio das emendas, foi possível reduzir drasticamente a fila por aparelhos auditivos e aumentar o número de atendimentos para pessoas com TEA, deficiências intelectuais, físicas e múltiplas. Esse crescimento exigiu, inclusive, a ampliação do espaço físico para a atuação das equipes. Em breve, serão inauguradas 24 novas salas, viabilizadas com recursos das secretarias municipais de Saúde e Educação, do Tauste Ação Social e do Flipper Lanches.