Com atuação diversificada, SORRI-BAURU completa 45 anos



Instituição presta serviços em diferentes áreas, busca novos recursos e compartilha conhecimento


A SORRI-BAURU é lembrada principalmente por atuar na reabilitação de pessoas com deficiência e na promoção da participação ativa delas na vida em comunidade. Um reconhecimento (nacional) que muito orgulha a Instituição, que completa 45 anos neste dia 25 de setembro. Desde sua fundação, entretanto, novas demandas surgiram e foram assumidas sob sólidos valores.

“A missão, a visão e os valores da SORRI-BAURU foram tão bem elaborados que continuam muito atuais e norteando nosso trabalho”, comenta a diretora executiva Maria Elisabete Nardi, destacando a motivação e o comprometimento da equipe de colaboradores e o atuação próxima do Conselho Diretor, com membros dedicados à causa, pautada na busca por excelência, criatividade e transparência nas ações.

Foi com esses princípios que a SORRI-BAURU avançou na busca por novos recursos (além daqueles provenientes de parcerias públicas) para complementar as despesas e atender mais pessoas. Seu Ambulatório de Saúde Auditiva, por exemplo, além do atendimento gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS), também atende particulares. Realiza exames e testes audiológicos, terapia para reabilitação vestibular e venda de aparelho auditivo com avaliação completa e acompanhamento posterior.
 
O Programa de Educação e Reabilitação Profissional (PERP) assessora empresas no recrutamento, seleção e encaminhamento de pessoas com deficiência, realizando visita técnica diagnóstica, suporte de pós-colocação e avaliação ambiental para indicação de eventuais adaptações para funcionalidade. E o programa educativo A Turma do Bairro leva palestras interativas, com teatro de bonecos, e oficina de vivência para abordar as deficiências e seus tabus no ambiente profissional.
 
Outra grande área de atuação da Instituição que gera receitas é a tecnologia assistiva. Com oficinas próprias, desenvolve, produz e dispensa recursos e equipamentos que promovem a funcionalidade das pessoas, como órteses, próteses, o andador reverso (patente própria) e adequações posturais de cadeiras de rodas, além do estesiômetro (monofilamento que avalia a sensibilidade cutânea), que é vendido em todo o país e para o exterior.
 
Recentemente, a SORRI-BAURU tornou-se credenciada pela Unimed Bauru para atendimentos de seus beneficiários em diagnóstico e intervenção terapêutica para autismo, transtorno do desenvolvimento neuropsicomotor, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, deficiências física, intelectual e múltiplas.

Partilhando conhecimento
Estão em andamento duas iniciativas nas quais colaboradores da SORRI-BAURU capacitam profissionais de Bauru e região. Em sua terceira fase, o projeto “Bebês Prematuros” vem instruindo equipes de atenção primária em saúde para identificar bebês com atraso no desenvolvimento e encaminhar para a Instituição. Já o projeto “Transformação 2” forma multiplicadores da cultura de inclusão em escolas de 18 cidades.

Atenção básica
Outro desafio abraçado pela Instituição foi o de gerir as unidades da Estratégia Saúde da Família na cidade – a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde completará 20 anos em 2022. Hoje, são 12 equipes em seis unidades (Vila Dutra, Nove de Julho, Vila São Paulo, Santa Edwirges, Pousada da Esperança II e Nova Bauru), com 118 colaboradores atuando na atenção primária em saúde a cerca de 15 mil famílias (mais de 50 mil pessoas). “Os profissionais das equipes passam a ser referência para o cuidado dessa população, que por diversas ocasiões manifesta gratidão e afeto”, conta Melissa Alonso, assessora de diretoria da SORRI-BAURU.

Presente de aniversário
Para estimular a cultura de doação e levantar recursos pela manutenção de seu Centro de Reabilitação, foi lançada a campanha “É PIX de aniversário! Seu presente para a SORRI-BAURU”. Qualquer valor pode ser doado, via PIX, para a chave 47641907000101, que é o CNPJ da Instituição. Depois, basta enviar o comprovante para o e-mail financeiro@sorribauru.com.br.

“A SORRI-BAURU mantém intacto, desde sua fundação, o gosto pela excelência, o prazer de fazer bem feito. Razão pela qual dependemos de doações para cobrir os custos desses serviços de qualidade”, destaca o presidente João Carlos de Almeida, o João Bidu.


LINHA DO TEMPO
1976: É fundada no dia 25 de setembro, idealizada pelo pesquisador norte-americano Thomas Ferran Frist, a partir da necessidade de assistir pessoas com hanseníase, mas com atenção estendida, desde o início, à pessoa com deficiência.
1977: Início dos atendimentos de reabilitação profissional na primeira sede, no Jardim Terra Branca.
1978: Firmadas parcerias com a Prefeitura Municipal de Bauru, nas áreas da Educação e Bem-Estar Social, vigentes até hoje.
1981: Inaugurada a sede própria, na avenida Nações Unidas, hoje com mais de 4 mil metros de área construída.
1986: Início do programa educativo A Turma do Bairro.
1991: Firmado o convênio com o Sistema Único de Saúde para serviços especializados em reabilitação.
2002: Início da gestão de equipes da Estratégia Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru.
2009: Firmada parceria com o 4º Batalhão da Polícia Militar para as atividades de equoterapia como complementares ao processo de reabilitação.
2010: Patenteado o andador reverso, que proporciona segurança, alinhamento postural e autonomia de locomoção ao paciente.
2012: O Centro de Reabilitação atinge a marca de 1 milhão de atendimentos.
2013: A SORRI-BAURU torna-se a primeira Instituição no Brasil a ser certificada como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) pelo Ministério da Saúde; é certificada também como Oficina Ortopédica.
2014: Inaugurado o Espaço Inclusivo Tauste (obra financiada pelo Tauste Ação Social), onde são atendidas crianças e adolescentes com foco na inserção e acompanhamento delas no ensino regular; ultrapassada a marca de 1,5 milhão de atendimentos.
2016: Inaugurada a Estação Linda F. Lehman, novo prédio para oficina de desenvolvimento e produção de equipamentos especiais.
2017: Em novembro, o Centro de Reabilitação ultrapassa 2 milhões de atendimentos.
2019: É escolhida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil.
2020: No mês de outubro, o Centro de Reabilitação da SORRI-BAURU chega a 2,5 milhões de atendimentos.
2021: A Estratégia Saúde da Família passa a ter 12 equipes, numa abrangência de 50 mil pessoas em 12 bairros.


Nossas mídias sociais (clique para acessar):

Facebook
Instagram
LinkedIn
Twitter