Comunicado sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e os atendimentos no Centro de Reabilitação da SORRI-BAURU


Atendimentos estão mantidos sob medidas de redução de riscos


*** Atualizado em 19 de março:

A SORRI-BAURU informa que os atendimentos no CENTRO DE REABILITAÇÃO estão suspensos a partir da próxima segunda, 23 de março, pelo prazo de 15 dias. Durante a próxima semana, cada usuário receberá orientações da nossa equipe por ligação telefônica. Havendo qualquer mudança no período de paralisação, informaremos oportunamente.

Os atendimentos até a data de paralisação seguem com medidas intensivas de redução de riscos (texto abaixo). Os usuários que preferirem não vir terão as ausências justificadas.

- - - -

A SORRI-BAURU informa que, visando o melhor para as pessoas em reabilitação neste serviço, estão mantidos os atendimentos de seu Centro de Reabilitação, nas condições a seguir!

Seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, tomamos medidas para reduzir os riscos nesse período:

• Equipes de Enfermagem e Serviço Social foram destacadas para fazer a triagem de usuários e acompanhantes na portaria da Instituição, para identificação precoce de pessoas que apresentem sintomas de gripe (tosse, coriza, espirros, febres, dor de garganta).

• Usuários e/ou acompanhantes que apresentarem esses sintomas serão dispensados imediatamente (a falta será justificada). Eles serão orientados sobre questões de higienização, precauções gerais e importância do isolamento em casa por 14 dias.

• A SORRI-BAURU orienta que usuários e/ou acompanhantes que estejam com sintomas gripais não compareçam para o atendimento. Nesses casos, deve-se entrar em contato para justificar a ausência.

• Usuários do grupo de risco que não puderem ficar sem o atendimento terão um deslocamento especial dentro da Instituição. Será disponibilizada uma lista dos pacientes com comorbidades respiratórias de base, que utilizarão máscaras de proteção durante os atendimentos.

• Usuários autorizados a entrar no Centro de Reabilitação são orientados sobre a lavagem obrigatória das mãos antes de se deslocarem à recepção, sobre a importância de evitar contatos físicos e para que aguardem os atendimentos em locais arejados ou ao ar livre.

• Os ambientes têm sido higienizados após cada atendimento, inclusive objetos terapêuticos. Os brinquedos têm sido evitados, quando possível, e peças menores foram retiradas.

• As visitas domiciliares serão realizadas, se necessário, e visitas a escolares ou empresas estão suspensas. Exceções por gravidade ou urgência serão avaliadas e autorizadas pela Supervisão.

• Cuidadores farão plantões nas áreas externas para orientar e conscientizar nosso público sobre as medidas necessárias.

A SORRI-BAURU reforça a atenção para os sintomas da Covid-19: febre, tosse e dificuldade para respirar. Persistindo ou se agravando esses sintomas, é aconselhado procurar uma Unidade Básica de Saúde ou os serviços disponíveis de seu convênio médico.

O Ministério da Saúde desenvolveu o aplicativo "Coronavírus-SUS", que realiza triagem virtual, indicando se é necessário ou não ir a um hospital. O telefone 136 também está disponível para tirar dúvidas da população.

Os principais comportamentos de prevenção são: lavar bem as mãos sempre que possível, quando não for possível usar álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com o braço; manter ambientes ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar aglomerações e se estiver com sintomas respiratórios, fique em casa.

Estamos monitorando a situação diariamente e novas medidas, havendo necessidade, serão informadas oportunamente.

Se tiver dúvidas ou precisar de outras orientações entre em contato por telefone: (14) 4009-1000.