Atendimento na SORRI BAURU na vigência da pandemia do Covid-19



A SORRI-BAURU, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, na vigência da pandemia do Covid-19, comunica que tomou as seguintes medidas:

Estão mantidos os atendimentos no Centro de Reabilitação, até segunda ordem, nas seguintes condições:

• Está sendo realizada triagem pela Enfermagem e Serviço social, com apoio e orientação das Coordenadoras de área, na portaria da Instituição, para identificação de pacientes que apresentem sintomas de gripe (tosse, coriza, espirros, febres, dor de garganta).

• Os pacientes e/ou acompanhantes que apresentarem esses sintomas estão sendo dispensados imediatamente e orientados sobre questões de higienização, precauções gerais e importância do isolamento em casa por 14 dias.

• Estão sendo também orientados que em caso de persistência e/ou agravamento dos sintomas devem procurar um serviço de saúde (de convênios ou Unidade Básica de Saúde). Dependendo da gravidade, os serviços de urgência.

• Esses pacientes dispensados terão as faltas à SORRI-BAURU justificadas pela equipe.

• Todos os casos dispensados pela Enfermagem na triagem da portaria serão colocados em espaçamento do atendimento por 14 dias. Após esse período, será feito contato telefônico para verificar a possibilidade de retorno aos atendimentos.

• Os pacientes que forem autorizados a manter os atendimentos na SORRI-BAURU estão sendo orientados, na entrada, sobre a lavagem obrigatória das mãos e importância de evitar contatos físicos e que devem optar por aguardar atendimentos em locais arejados ou ao ar livre.

• Os pacientes com comorbidades respiratórias de base estão sendo orientados a utilizar máscaras de proteção durante os atendimentos (procedimento que já é adotado) e serão direcionados para a recepção em separado.

• Toda a equipe técnica e/ou administrativa teve reforço na orientação de manter e intensificar os cuidados básicos de prevenção quanto à lavagem das mãos, etiqueta respiratória, higienização adequada das macas e mesas de atendimento, instrumental, escrivaninhas, teclados, telefone, brinquedos etc.

• Todas as salas receberam kits de material para higienização das suas áreas de trabalho e cada um é responsável pelo material/mobiliário/equipamento que utiliza.

• Os profissionais de limpeza e manutenção também tiveram reforço na orientação dos procedimentos de limpeza e desinfecção.

 • Os cuidadores estão de plantão nas recepções e nas áreas externas, orientando e direcionando os pacientes e acompanhantes a lavarem/higienizarem as mãos antes mesmo de dar sua presença na secretaria e outras medidas preventivas necessárias.

• As visitas domiciliares serão realizadas conforme necessidade, e as escolares ou de empresas, estão suspensas.

• As salas estão sendo mantidas arejadas no máximo de tempo possível, ou seja, abertas sempre que possível, claro, preservando a privacidade dos usuários.

• Os atendimentos em grupos terão o número de participantes diminuídos, devendo as pessoas ficarem afastadas o máximo possível.

• Os cursos do "Programa de Inclusão Produtiva" terão seus grupos reduzidos, visando a não interrupção dos mesmos.

• Não serão utilizados brinquedos compartilhados nos atendimentos e serão usadas estratégias que evitem o contato entre os participantes.

• Os coordenadores e chefias deverão ficar atentos a profissionais com sintomas gripais, orientando os mesmos sobre as medidas preventivas/necessárias.

• Os profissionais com mais de 60 anos e/ou de grupo de risco serão afastados e quando possível realizarão tarefas em domicílio.

• Estão sendo instalados lavatórios nas áreas externas às recepções para facilitar a lavagem das mãos dos usuários e acompanhantes.

• Os usuários ou responsáveis que optarem por não comparecerem aos atendimentos, apesar das medidas tomadas, poderão entrar em contato com a SORRI-BAURU e justificar a ausência.

Estamos acompanhando e seguindo atentamente as orientações das autoridades sanitárias.

Atenciosamente,

A Diretoria