SORRI-BAURU promove encontro de conselheiros da Saúde da Família


Iniciativa fortalece a participação social e seu impacto positivo nas comunidades


No último dia 10 de dezembro, a SORRI-BAURU promoveu o 2º Encontro dos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde da Família de Bauru. O objetivo foi fortalecer a participação social nos territórios de abrangência por meio da troca de experiências.

O Conselho Gestores de Saúde são órgãos colegiados compostos por representantes da comunidade e das unidades de saúde, e têm a finalidade de assegurar a participação popular na gestão dos respectivos serviços, no que se refere ao planejamento, avaliação, fiscalização e controle da execução das políticas e das ações de saúde.

Buscando a integração dos conselheiros, assim como aprofundar a discussão sobre os desafios da participação popular na construção das políticas públicas, esse segundo encontro contou com a presença de Helenir Latanzio, assistente social aposentada pela prefeitura, com experiência de 29 anos de atuação na Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (SEBES) e de 13 anos como secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), prestando assessoria técnica a todos os conselhos municipais vinculados à SEBES no município de Bauru.

Além do conceito e importância do Controle Social, também foram discutidas as atribuições e responsabilidades dos conselhos gestores em relação aos serviços de saúde e à comunidade.

Para finalizar, foi apresentada a música Cordel do SUS – O Dia em que o SUS Visitou o Cidadão, de autoria do Ministério da Saúde/Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização e o vídeo produzido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), intitulado A Arte do Encontro. Os participantes a refletiram sobre o compromisso individual de cada um na construção de um sistema de saúde mais equânime e integral.

Ao final do encontro, todos puderam perceber o quanto suas atividades fortalecem a organização e mobilização da população em busca de melhorias para os problemas encontrados nos bairros. Em função disso, solicitaram que momentos como esse se tornem uma prática mais frequente.

O Conselho e Diretoria da SORRI-BAURU se sentiram muito honrados em receber os conselheiros e mantém suas portas abertas a essas iniciativas que fortalecem o Sistema Único de Saúde.

Seja um doador

Empresas privadas e pessoas físicas podem contribuir com o trabalho da SORRI-BAURU, que atende milhares de pessoas gratuitamente. Clique aqui e saiba como ajudar.

Como ser atendido pela SORRI-BAURU

O Centro Especializado em Reabilitação da SORRI-BAURU é referência na inserção da pessoa com deficiência na vida em comunidade e no mercado de trabalho. Clique aqui e saiba como ser atendido pela Instituição.


Mais informações sobre a SORRI-BAURU pelo telefone (14) 4009-1000

Nossas mídias sociais (clique para acessar):

Facebook
Instagram
LinkedIn
Twitter

Fotos: Rafael Nakaoka/SORRI-BAURU


Galeria de fotos