SORRI-BAURU produz escudos faciais para combate ao novo coronavírus



Instituição mobilizou a capacidade produtiva de seu Núcleo de Tecnologia Assistiva


A falta de Equipamentos de Proteção individual (EPI) para combate à pandemia da COVID-19 vem mobilizando diversas iniciativas por parte dos setores públicos e privados.


Entendendo a gravidade do período atual, e frente à escassez dos produtos disponíveis no mercado, a SORRI-BAURU se mobilizou para utilização da sua capacidade de produção na confecção de escudos faciais, na oficina de seu Núcleo de Tecnologia Assistiva.

Escudos faciais são protetores utilizados para evitar que pequenas partículas entrem em contato com o rosto do profissional de saúde. Esses equipamentos devem ser utilizados em conjunto com outros EPIs, aumentando dessa forma a eficiência dos óculos e máscaras de proteção.

A forma escolhida para essa produção foi a técnica de manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D, seguindo os métodos de confecção indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Confeccionados com esses padrões, os protetores poderão ser facilmente desinfetados e utilizados novamente.

Com base no projeto de protetores faciais da empresa Prusa, essa iniciativa da SORRI-BAURU só pôde ser viabilizada graças ao empenho da diretoria da Instituição e de seus colaboradores e o apoio financeiro de empresários e clubes de serviço do município para a aquisição de matéria-prima, a quem agradecemos imensamente:


Camargo e Camargo Ltda; Fernando Rodrigues Santana; Rodrigo Crepaldi; Carlos Guilherme Salzedas; Ana Maria Crisci Bertonha; Danilo José Pitareli Armando; Jose Roberto Faustino de Souza; Carlos Robson Teixeira; Alcy Torres Jr ME; Loja Maçônica Deus, Pátria e Família; Rotary Club Terra Branca e Rotary Club Aeroporto.


SUA DOAÇÃO É IMPORTANTE para a manutenção dos atendimentos da SORRI-BAURU
É possível doar por cartão de crédito, sabia?

Clique aqui para doar R$ 15

Clique aqui para doar R$ 20

Clique aqui para qualquer outro valor ou assinatura



"Com as doações recebidas até agora, poderemos confeccionar 245 unidades de protetores faciais, sendo 106 entregues nesse momento e outras 139 unidades previstas para a primeira quinzena de maio. Temos a certeza de que esses itens serão bem empregados, e irão aumentar a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente dos serviços de saúde", informam os responsáveis pelo projeto, Anthony Nicholl, Diego Bento e Renato Busnardo.

Da quantidade entregue no dia 22 de abril, 75 destinam-se às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a SORRI-BAURU desde 2002. As 31 restantes serão utilizadas pela equipe do Centro de Reabilitação, que terá complementação com o novo lote a ser produzido, sendo que o excedente será disponibilizado à SMS.

Estiveram presentes no ato de entrega dos EPIs: pela Secretaria Municipal de Saúde, o diretor do Departamento Administrativo da Saúde, Flávio Kitazume, e Paulo Henrique Basso, do Departamento de Planejamento, Avaliação e Controle; pela ESF da SORRI-BAURU, a supervisora Paula Noronha e a gestora Marlei Cristina Oliveira Vieira; pelo Centro de Reabilitação da SORRI-BAURU, as supervisoras Juliana Antoniucci e Lilian Cândido e os fisioterapeutas Diego Bento e Renato Busnardo, responsáveis técnicos da oficina ortopédica da Instituição; e o vice-presidente do Conselho-Diretor da SORRI-BAURU, Evandro Ventrilho.


Nossas mídias sociais (clique para acessar):

Facebook
Instagram
LinkedIn
Twitter


Fotos: Rafael Nakaoka/SORRI-BAURU


Galeria de fotos