Notícias

SORRI-BAURU promove I Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência

O evento reuniu profissionais e estudantes de toda a região de Bauru para debates com especialistas nacionais e internacionais

O I Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência reuniu cerca de 400 pessoas no auditório da Universidade do Sagrado Coração - USC, em Bauru-SP, nos dias 1 e 2 de setembro. Promovido pela SORRI-BAURU, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, gestora da Rede SUS no município, com a Universidade Estadual Paulista – UNESP Bauru e com a USC, o evento teve como temas centrais “Estimulação precoce: abordagem conceitual sobre o desenvolvimento infantil” e “Articulação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência”.

Em um ciclo de exposições e debates, o público, composto por pessoas de Bauru e de outras 27 cidades da região, pode assistir e trocar experiências com o Dr. José Fernando Casquel Monti, Secretário Municipal de Saúde em Bauru-SP e Diretor de Relações Institucionais e Parlamentares no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS; Danilo Campos da Luz e Silva, Coordenador Substituto da Área de Atenção à Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde; Diretora do Departamento Regional de Saúde VI – Bauru Doroti da Conceição Vieira Alves Ferreira; Dra. Vera Lúcia Ferreira Mendes, Professora Assistente Doutora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Dra. Maria Elisa Martinez Otonello, médica fisiatra e terapeuta docente Castillo Morales em cursos de formação na América Latina e Europa; Professora Dra. Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues da UNESP Bauru; Dra. Milena Pelosi Rizk Sperling da Kroton Educacional; Ms. Sandra Cristina Pizzocaro Volpi da UNESP Botucatu; Nutricionista da Prefeitura Municipal de Bauru Maria Nereida Panichi e Secretária de Saúde de Pederneiras Adriana Leandrin da Silva, além de profissionais da SORRI-BAURU.

Os dois dias de evento geraram a construção conjunta de um documento em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ampliação e aprimoramento das ações e articulação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no âmbito regional. Esse documento será enviado às autoridades governamentais, conselhos de saúde e parlamentares.

A realização desta primeira edição contou com o apoio da Empório de Comunicação, Lume Light Comunicação Visual e Gráfica Bel Printer e o patrocínio da Freedom Veículos Elétricos Ltda, Sivantos Soluções Auditivas Ltda, Gn Resound Do Brasil Ltda, Ortopedia Jaguaribe, Promax Sistemas De Combate À Incêndio, Starkey Do Brasil, Tauste Ação Social, Ortobrás, Quality Suítes Garden, Audibel Aparelhos Auditivos e Dilepé.

Pretende-se que esses Encontros Regionais ocorram a cada dois anos. Em 2018 já está definido que acontecerá junto ao II Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva que terá lugar na UNESP Bauru.

40 anos da SORRI-BAURU

O evento, além de cumprir com o objetivo de qualificar e aprimorar a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, faz parte das comemorações dos 40 anos da SORRI-BAURU. A programação comemorativa inclui também a 3ª Noite Espanhola, que acontecerá no dia 30 de setembro, e o lançamento do livro “SORRIsos” no próximo mês.




SORRI-BAURU promove I Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência