Notícias

Bauru sedia Congresso Nacional de Tecnologia Assistiva

O evento reunirá profissionais, pesquisadores e especialistas de todo Brasil para tratar dos avanços e desafios do acesso à Tecnologia Assistiva

Bauru sedia Congresso Nacional de Tecnologia Assistiva

A UNESP Bauru e a SORRI-BAURU realizarão entre os dias 19 e 21 de setembro o II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva – CBTA & II Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência. O objetivo é apresentar inovações, disseminar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva e debater o acesso a esses recursos. Na programação do evento estão conferências de especialistas de todo o país e apresentações de trabalhos científicos nacionais e internacionais. O Congresso/Encontro contará com importante parceria da Universidade do Sagrado Coração - USC de Bauru, que sediará o evento, cuja expectativa é de cerca de 500 participantes.

Após a submissão de artigos originais, de revisão e relatos técnicos, foram selecionados cerca de 170 trabalhos de pesquisadores, profissionais e estudantes de mais de 60 instituições de ensino federais, estaduais, outras organizações públicas e privadas de todo Brasil e de outros países como Argentina, Cuba, Japão, Portugal e França. Cerca de 40 destes possuem protótipos que serão expostos no local.

Com os temas centrais "Conhecimento e inovação em busca da inclusão" e "Tecnologia Assistiva: Avanços e Desafios ao Acesso", os mais de 15 convidados falarão sobre mobilidade e acessibilidade, educação, métodos e inovação em tecnologia assistiva e reabilitação, órteses e próteses e outros conteúdos relacionados.

O termo Tecnologia Assistiva é utilizado para identificar os recursos e serviços que contribuem na promoção ou ampliação de habilidades funcionais de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, com o principal objetivo de proporcionar autonomia e oportunizar a inclusão.

Na organização do evento, além da UNESP e SORRI, estão a USC, o Laboratório de Ergonomia e Interfaces e a Pós-Graduação de Design da UNESP de Bauru. Universidades Federais e Estaduais com cursos relacionados ao tema também são parceiras, e diversas organizações privadas e públicas dão apoio à realização.

 

Iniciativa do Evento

Em 2016, foi realizada em Curitiba a primeira edição do CBTA, ação promovida pela Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: ações integradas entre Engenharia Mecânica e Design – RPDTA, que tem por finalidade fomentar e consolidar a área de Pesquisa em Tecnologia Assistiva por meio da formação de uma rede de cooperação entre renomadas instituições de ensino do país.

No mesmo ano, aconteceu em Bauru o I Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência, promovido pela SORRI-BAURU em parceria com a UNESP, Secretaria Municipal de Saúde de Bauru e Universidade do Sagrado Coração – USC. Na edição, foram mais de 400 participantes de Bauru e outras 27 cidades da região. O evento gerou também a construção conjunta da “Carta de Bauru em defesa do SUS”, um documento em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ampliação e aprimoramento das ações e articulação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no âmbito regional, enviada às autoridades governamentais, conselhos de saúde e parlamentares do país.

Em 2018, as organizações dos dois eventos, da SORRI-BAURU e da UNESP de Bauru, uniram-se para promover o maior evento científico de Tecnologia Assistiva do país. Maria Elisabete Nardi, Diretora Executiva da SORRI-BAURU, afirma que o evento também tem o papel fundamental de unir e fazer refletir sobre a produção e uso das tecnologias assistivas no Brasil, e afirma “a intenção dessa parceria entre UNESP e SORRI é justamente conectar as pontas, da pesquisa e desenvolvimento de tecnologia assistiva na academia, a experiência e saber dos profissionais que atuam no atendimento e a necessidade e expectativa das pessoas que precisam da tecnologia para potencializar ou reabilitar sua funcionalidade, além de discutir como viabilizar a disponibilização desses recursos para todas as pessoas que precisam.”.

 

Inscrições

As inscrições para participar como congressista já estão abertas e o valor promocional se encerra em 10 de julho. As modalidades de inscrição são divididas em pesquisadores, estudantes, profissionais do SUS e da Secretaria da Educação e outros interessados e podem ser feitas no site do evento: www.cbta2018.com. Os valores vão de R$100 a R$350 nesse primeiro lote e dão direito à participação nos três dias do evento. Após essa data, os valores serão reajustados para inscrições até o dia do evento.

 

______________________________________

 

Evento: II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva & II Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência

Data: 19, 20 e 21 de setembro

Horário: 8h às 18h

Local: USC - Rua Irmã Arminda, 10-50, Bauru – SP

Site: https://www.cbta2018.com/

Facebook: https://www.facebook.com/cbta2018/




Bauru sedia Congresso Nacional de Tecnologia Assistiva